Quer Passar em Concurso? Aplique um método!

A preparação para fazer uma prova de Concurso Público, por mais difícil que este seja, nada mais é que um processo e, como tal, pode ser gerenciado e otimizado. Esse artigo trata, não simplesmente de um método de estudo, como tantos que existem na Internet, mas sobre um método para GERENCIAR o estudo e o aprendizado. É certo que o nível de detalhe aqui será mínimo, mas certamente, se bem aplicado, levará ao resultado desejado.

Um ALERTA IMPORTANTE! Se você não tem disposição, interesse, paciência ou curiosidade para ler nem essas 3 páginas até o fim, pode desistir, dificilmente você vai conseguir passar em um concurso, com ou sem método.

Qual o conceito de processo? – Um conjunto de atividades, interrelacionadas, que tem por objetivo satisfazer um cliente. O cliente do processo “Preparação para Concurso”, claro, é você mesmo, o próprio concursando! Está claro que satisfazer esse cliente nada mais é que passar no concurso.

Uma definição, famosa entre concurseiros, é que “Você não estuda para passar, mas estuda até passar!”. Isso implica em ciclos e numa certeza de que a preparação para concursos não se encerra na primeira não aprovação, antes pelo contrário, cada concurso realizado é um degrau a mais que se sobe na direção do objetivo final.

Além disso, as matérias exigidas em cada concurso são muito similares, não divergindo demais entre um concurso e outro. Quase sempre você vai encontrar Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Constitucional, Regimentos Internos e coisas parecidas. Assim, o fundamental é você entrar em um processo de ESTUDO PERMANENTE, até alcançar o OBJETIVO FINAL de conseguir a aprovação em um concurso.

DICA 1 – Defina seu OBJETIVO FINAL com clareza e detalhes. Imagine como vai ser sua vida depois dele alcançado. Pense em quanto você vai ganhar, que mudanças boas isso vai trazer para sua vida a de pessoas queridas. Junte RAZÃO e EMOÇÃO no seu objetivo final. Escreva, desenhe, cole na parede.

Leia vários editais de concursos. Converse com pessoas que já passaram e com quem não passou. Coloque na sua cabeça que não vai desistir por conta de uma não aprovação. Ao contrário, fique satisfeito com o ganho obtido em cada Concurso, mesmo sem aprovação.

Agora vamos à segunda grande DICA. Precisamos definir METAS intermediárias, na realidade uma única meta, de modo que o resultado possa ser comparado a cada rodada.

 DICA 2 – Sua META deve ser, a cada concurso, obter, em cada matéria,  NOTAS MAIORES QUE AS OBTIDAS NO CONCURSO ANTERIOR.

Cumprindo essa meta, seu objetivo vai se concretizar certamente em algum momento futuro. A grande lição aqui é que você não precisa se preocupar com os outros, nem com a relação candidatos/vaga, nem com qual foi a nota dos seus amigos (ou inimigos). Basta se preocupar com a SUA NOTA ATUAL e verificar se ela foi maior que a SUA NOTA ANTERIOR naquela matéria. Em determinado momento, depois de alguns ciclos com essa meta de melhoria contínua cumprida, você vai CERTAMENTE obter os pontos necessários.

DICA 3 – Aplique o MÉTODO GERENCIAL à sua preparação. O método que todos os gerentes e administradores envolvidos com programas de qualidade aprenderam é o PDCA. Aplicado aos Concursos, P significa PLAN – conjunto de atividades que é feita ANTES das Provas. D significa DO, conjunto de atividades que se faz DURANTE as provas, C = CHECK, conjunto de atividades que se faz depois das provas, e finalmente A = ACT, conjunto de atividades feitas no sentido de corrigir o que não tenha dado certo.

E é esse método que vamos aqui aplicar para mostrar como atingir o OBJETIVO FINAL,  aprofundando essa segunda dica para cada uma das ações do PDCA:

PLAN (Planejar/Preparar): Leia com atenção o Edital do próximo concurso. Verifique quais são as matérias pedidas. Mapeie o terreno. Faça um simulado de concursos anteriores. Verifique em que nível você está. Verifique quais são seus pontos fortes. Quais seus pontos fracos em cada matéria. Conheça a Instituição para onde é dirigido o concurso. Veja suas atribuições. O que ela faz? Para que serve? E o cargo? Qual a função? Leia bastante. Não apenas o material do concurso. Leia com a intenção de entender a lógica e o contexto. As informações vão se encaixando. Busque recursos e fontes (Cursos Presenciais, Cursos Online, e-books, exercícios resolvidos, vídeo-aulas,…). Prepare apresentações sobre as matérias. Prepare material para ensinar para seus amigos (Preparar aulas é uma das melhores maneiras de aprender). Aprenda técnicas e ferramentas para melhorar o aprendizado (Leitura Dinâmica, Aprendizagem Acelerada, PNL, Análise Crítica, Mind Maps,…). Faça exercícios para memória. Faça diagramas e quadros. A memória visual ajuda muito. Fale alto, para você mesmo. A memória auditiva agradece. Faça exercícios de respiração, meditação e concentração. Aprenda a controlar a ansiedade.

Ah! Não se esqueça de fazer a inscrição e checar locais e horários. Não vá morrer na praia!

DO (Executar, Fazer): Esse é o dia da prova. Tenha uma noite de sono tranqüila. Não adianta se matar de estudar na véspera. Coloque na sua mente que esse é apenas mais um passo. Planejado e organizado. E que qualquer resultado será um aperfeiçoamento. Releia o Edital. Veja as regras para o dia da prova. Chegue com antecedência. Na hora da prova, leia com atenção. Releia. Você estudou. Você sabe. Se aquela questão não tiver sido estudada, pule e volte no final. No caso de múltipla escolha, leia as opções. Elimine algumas. Mantenha a respiração controlada todo o tempo. De tempos em tempos pare e respire. A tensão atrapalha o raciocínio e a memória. 

CHECK(Controlar/Verificar): Veja o resultado. Passou? Comemore bastante! Não passou? É apenas mais um passo. Compare suas respostas. Veja quantos pontos. Veja o que errou. Entenda porque errou. Você sabia e deu um branco? Faltou entender melhor a questão? Você não sabia realmente? Não estudou aquele ponto? Veja quais foram as suas melhores e piores notas. Veja quais foram as notas dos que passaram. Aproveite o resultado para aprender. Aqueles pontos você não erra mais.

ACT(Atuar corretivamente, consertar): As atividades de ação corretiva não são feitas separadamente. Na realidade elas usam os resultados do CHECK para corrigir o PLAN e corrigir o DO. O que faltou? Faltou estudar determinado ponto? Você estudou mas não absorveu? Não lembrou na hora? Ficou nervoso? O objetivo dessa fase é fazer com que os erros antigos não se repitam. Cometa erros novos! Eles ervem de aprendizado. Repetir erros velhos é burrice. O que você vai fazer em relação a cada um dos erros? Estudar mais? Fazer exercícios para memória? Tomar aulas de meditação, Ioga ou respiração? Formar um grupo de estudo? Não fique parado se lamentando. Parta para a próxima! Agora você sabe mais do que antes.

Veja na figura um resumo do MÉTODO para atingir a META a cada rodada e chegar ao OBJETIVO FINAL (falta o desenho..)

                                            ANTES          NO DIA           DEPOIS

Último Concurso       —    P (Planeja)-  D(executa)-  C (checa) = APROVAÇÃO!

Penúltimo Concurso —    P (Planeja)-  D(executa)-  C (checa) –  A (corrige)

Terceiro Concurso     —   P (Planeja)-  D(executa)-  C (checa) –  A (corrige)

Segundo Concurso     —   P (Planeja)-  D(executa)-  C (checa) –  A (corrige)

Primeiro Concurso     —   P (Planeja)-  D(executa)-  C (checa) –  A (corrige)

                                  DEFINIR OBJETIVO FINAL

Voce é o GERENTE da sua vida. Tome as rédeas e siga o caminho que te interessa. Não fique improvisando achando que de repente vai passar. Se isso é importante para você, trate com cuidado e atenção. Dedique tempo e comemore no final!

Paulo Barreira Milet é empresário, consultor, ex-funcionário público e especialista em TI, Gestão e Educação a Distancia. Formado em Matemática pela UnB com MBA em Administração Pública pela FGV/Rio. Sócio e Diretor da ESCHOLA.COM – e-mail: pmilet@eschola.com